Tudo tem seu preço

tudo-tem-seu-precoMarcelo amava Mirtes, que amava o dinheiro que não tinha. Mesmo não sendo um rapaz pobre, Mirtes desdenhava de seu namorado de muito tempo e sempre o traía quando tinha a chance, pois sabia que ele sempre a perdoaria, tamanho era seu amor. A irmã de Mirtes, Alzira, sempre aconselhara os dois sobre tais comportamentos – o de Mirtes, desvairado; o de Marcelo, submisso – mas nada mudou, de fato. Não até a espiritualidade entrar na vida deles.
A história do livro Tudo Tem Seu Preço narra a história paralela de pessoas de classes sociais diferentes e diferentes no jeito de ser. Emerson, o filho adotivo de uma família muito rica, é cheio de energias positivas e volta de uma viagem ao mundo com ideias inovadoras sobre a vida e isso irá afetar todos a sua volta.
Personagens caricatos como a ambiciosa, a interesseira, o amado, o amante, o namorador, a santinha e todos esses estigmas sociais são bem dosados com uma mistura da realidade dos sentimentos. O fato é que existem, de fato, pessoas dessa maneira. Existe interesseiros que todos nós conhecemos muito bem; amados, que são sempre muito felizes no amor… e o contraste destes, os amantes.

A narrativa progride na medida em que os personagens dão de cara com suas personalidades e decidem, assim, mudá-las para viver melhor, ambos à suas maneiras.
Lições de moral e lições espíritas são colocadas o tempo inteiro (vale dizer que este livro é um livro de cunho espírita), mas isso não faz com que o valor da obra seja minimizado.